Scroll Top

Finalidade da visita de Macron deve ser explicada por Lula, alerta Filipe Barros

(Brasília - DF, 20/03/2024) Participação na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
Foto: Alan Santos

Da assessoria de imprensa | Filipe Barros

Atento ao papel primordial da soberania nacional em agendas internacionais sobre temas como a Amazônia, o deputado federal Filipe Barros (PL-PR) ingressou na noite desta quarta-feira (27) com um requerimento de informação dirigido ao Ministério das Relações Exteriores para que o governo Lula (PT) explique aos brasileiros uma série de questões ainda obscuras envolvendo a visita ao País por parte do presidente da França, Emmanuel Macron.

Através do documento (RIC 753/2024), o membro da Oposição na Câmara dos Deputados pede que sejam disponibilizados na íntegra os acordos firmados entre o Brasil e a França, além dos estudos técnicos que motivaram a elaboração desses termos.

Ele também solicita ao Executivo federal que explique efeitos práticos e jurídicos relacionados à formalização das tratativas. O integrante do Partido Liberal na Casa cobra do Itamaraty que dê uma previsão de encaminhamento ao Congresso Nacional das mensagens de acordo.

“Graças ao nanismo diplomático de Lula, a soberania nacional corre o risco de ser trocada por um passeio de mãos dadas pela floresta”, criticou Filipe Barros em sua conta oficial no X. “Macron não ficaria três dias no Brasil em troca de um book fotográfico na selva. Precisamos entender os interesses envoltos na visita”, alertou o congressista na rede social.

França tem vacina contra dengue

O deputado lembra no requerimento que, em meio à explosão de casos de dengue no Brasil, a farmacêutica francesa Sanofi conta com vacina de eficácia comprovada contra a doença, a Dengvaxia.

Para Filipe Barros, Lula “poderia aproveitar a ocasião da visita e negociar vacinas para as milhões de vítimas da dengue”. Conforme com dados desta semana do próprio Ministério da Saúde, já foram registrados mais de dois milhões de casos prováveis da doença em 2024, com 831 mortes confirmadas em menos de três meses.


Você também pode divulgar esse conteúdo! Para dar ainda mais credibilidade ao seu compartilhamento, lembre de mencionar a fonte: o site oficial do deputado Filipe Barros.

Últimas POSTAGENS:

Clear Filters
Política de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e os serviços que oferecemos.