Scroll Top
Filipe Barros pede medida de proteção ao servidor exonerado do TSE

Filipe Barros pede medida de proteção ao servidor exonerado do TSE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O deputado federal Filipe Barros (PL/PR) pediu formalmente hoje (26) ao Ministro da Justiça Anderson Torres e a Ministra de Direitos Humanos Cristiane Rodrigues Britto a imediata adoção de medidas de proteção à integridade física do servidor exonerado do TSE, Alexandre Gomes Machado.

Conforme amplamente noticiado pela mídia nacional, o servido exercia a função de coordenador do pool de emissoras, sendo o responsável pelo recebimento dos arquivos com as peças publicitárias e a sua disponibilização no sistema eletrônico do TSE, para que fossem baixadas pelas emissoras de rádio e tv.

No ofício enviado para os dois ministros Filipe Barros destaca que “o momento desta exoneração é, para dizer o mínimo, suspeito, na medida em que perdura grave denúncia apresentada – e reiterada na data de ontem (25/10) – por um dos candidatos à Presidência da República em que se afirma que rádios deixaram de exibir inserções da propaganda eleitoral do candidato”.

Confirmando as suspeitas, o próprio servidor exonerado compareceu perante a Polícia Federal para prestar depoimento confirmando que “acredita que a razão de sua exoneração seja pelo fato de que desde o ano de 2018 tenha informado reiteradamente ao TSE de que existem falhas de fiscalização e acompanhamento na veiculação de inserções da propaganda eleitoral gratuita”.

No depoimento ele afirma ainda “que recebeu e-mail de uma emissora de rádio no qual o veículo admitiu que dos dias 07 a 10 de outubro havia deixado de repassar em sua programação 100 inserções da Coligação Pelo Bem do Brasil”, e que o fato foi comunicado ao secretário-geral da presidência do TSE. Alexandre Machado diz em seu depoimento foi exonerado logo após este comunicado “e conduzido por seguranças ao exterior do Tribunal”.

O servidor afirmou textualmente em sua declaração à PF que “teme por sua integridade física”.

“Diante dos fatos e considerando que seguramente o servidor tem muito a colaborar para futuras investigações, requeri por meio destes ofícios a concessão imediata de medidas de proteção à testemunha”, afirmou Filipe Barros.

Segundo o deputado, a solicitação tem o amparo legal da Lei no.9.807/99 que estabelece normas quanto a programas de proteção às vítimas e testemunhas ameaçadas.

OEA – Filipe Barros também comunicou o fato formalmente à Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) que acompanha o pleito no Brasil. 

O ofício, encaminhado ao chefe da Missão, Rubén Ramirez Lezcano, Filipe Barros requer que “ se proceda à oitiva do servidor exonerado Alexandre Gomes Machado para a efetiva apuração do cenário e processo eleitoral brasileiro”.

Últimas POSTAGENS:

Clear Filters

Últimas POSTAGENS:

Clear Filters
Política de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e os serviços que oferecemos.